sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

João: Você nunca será o último!

Após um pouco mais de 3 horas da largada o “palco” da VIII Meia Maratona Internacional de São Paulo – a Praça Charles Muller – que fica de frente ao Estádio do Pacaembu já estava se esvaziando e ainda algumas assessorias desmontavam suas tendas onde alguns corredores se confraternizavam naqueles pontos de encontro dividindo assuntos em comum, marcando os próximos treinos e corridas e alguns comemorando a superação pessoal.
Eu já tinha corrido e como jornalista farejava uma provável pauta e por isso ainda estava lá visitando as ultimas assessorias. Estava mais preocupado com a tradicional macarronada de domingo. Enfim tudo já colaborava para eu dar no pé, me sentia cansado e incentivado pelo sol escaldante, naquela manhã de domingo sem vento, bebi o ultimo gole de água e resolvi ir embora.

Encontrava-me no lado oposto e teria que atravessar a praça toda, de repente ouço ao longe a ambulância que se aproximava avisando da chegada do corredor que completava o percurso fechando o grupo dos PARTICIPANTES que realizaram a VIII Meia Maratona de São Paulo. Os auto falantes na voz do locutor emocionado "gritavam" e o barulho da sirene da ambulância se misturava ao fundo. Uns 80 metros do pórtico da chegada o corredor que fechava a prova se aproximava com o acompanhamento da ambulância que vinha uns 20 metros mais longe, logo me virei para ver quem era. Eu sentia que tinha algo mais no ar, uma inquietação, e ai percebi que o corredor expressava muita força como se também sentisse muita dor. Faltando poucos metros ele levanta a cabeça e mira a linha de chegada tentando um pouquinho mais, só mais, e se esforça ainda mais, sua musculatura está rija tanto nos braços quanto na única perna. Ele nem deu importância para impacto seco das muletas e demonstrava a vontade de se superar, independente das suas exauridas forças ele insistia. Sim! O final já estava próximo era o seu objetivo pessoal, e logo seus olhos marejados, não tomou conhecimento e rapidamente, se equilibrando, tentando manter o ritmo com suas duas muletas, num esforço hercúleo vence os últimos metros e pisa no tapete vermelho marcando com o seu chip o ultimo bip do dia.

Vi tudo isso em câmera lenta e não me contive, QUERIA muito fotografar a chegada desse anônimo… Acelerei, pulei a grade, no fundo o locutor soluçava e a emoção era grande, todos ao redor só tinham um objetivo, aplaudi-lo.

As atenções estavam todas ali, não importava o grito da ambulância, não importava o sol, menos ainda tudo o que tinha acontecido antes… Todos que acompanhávamos aquele momento estávamos no Aqui e no Agora… Vibrando como os últimos metros do corredor 2243…

Quando me vejo com a câmera em punho ao lado de dois seguranças de preto que também ASSISTIAM, homens de terno preto, no familiar aspecto durão na queda, de físicos avantajados quando de repente vejo…. Os olhos dos dois minando lágrimas… Eles também não aguentaram a emoção. . . e o 2243 cruza o tapete e o pórtico todos ao redor se iluminam ainda mais, porque logo chegou a ele um abraço sincero que todos queriam lhe dar com uma abençoada frase dizendo: 
…. OBRIGADO JOÃO ! ! !

O FOTÓGRAFO Marcos Viana - o nosso "Pinguim" - Registrou nessa foto o outro angulo e captou tudo que vi, senti e contei aqui . . .

Por isso não me cansarei de repetir que em uma corrida de Rua nunca haverá o último. Porque o último desistiu, ficou no sofá... o último é o cansado até de viver . . .

Quem terá coragem de dizer que o corredor que chegou na 5469º colocação completou os 21k é o ultimo?

Ele não é, e nunca será. João é tão importante quando foi o primeiro, quando colocou o número 2243 em sua camiseta após ter também acordado bem cedinho, já tinha semeado em sua mente e em seu coração o objetivo de completar o desafio dos 21k. 
E com certeza foi assim para todos os outros 5468 que chegaram antes dele. Com certeza a foi a perseverança e a garra que levaram o Sr. João Batista de Oliveira Santos, 40 anos a completar os 21k em em 03:32:11. Não pensei duas vezes. 
ELE é um exemplo. O verdadeiro CAMPEÃO de acreditar na VIDA



COLABORADOR DO BLOG: 
(84) 3062-3344

Sem comentários:

Enviar um comentário