quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Se Preparando Para Os 21km



Você já passou pelos 5 km, 10 km, 15 km e chegou a hora da meia-maratona. Correr 21 km não é para qualquer um, mas pode ser um grande objetivo a ser alcançado, se houver dedicação nos treinos diários e se você prestar atenção ao que coloca no prato.

Para encarar a distância, no entanto, é preciso que você já tenha testado nos treinamentos se consegue completar ao menos 18 km e como anda a sua resistência. Além disso, essa prova é uma boa oportunidade para diversificar o ritmo de sua passada visto que ela é mais longa. Você pode, por exemplo, correr 7 km leves, depois 7 km moderados e acelerar no trajeto final.

A seguir, listamos 10 dicas para que você se saia bem na meia-maratona.

1. Essa distância coloca à prova a sua condição física e psicológica. Portanto, evite o estresse diário e respeite as planilhas de treinamento para não ter surpresas desagradáveis.

2. Quem opta por correr 21 km já deve ter experiência em corridas de 15 km. Se esse é o seu caso, o planejamento para a meia-maratona deve ter, no mínimo, oito meses. Apenas assim, você conseguirá adaptar o seu corpo para a nova distância.

3. O treino deve ser bem planejado e o corredor deve respeitar os cronogramas para aumentar a intensidade e o volume das atividades. Não saia correndo feito um louco para que você não “quebre” na prova ou, pior, se lesione.

4. Nenhuma estratégia fará efeito se a sua alimentação não for correta. Por isso, coma bem, mas invista em alimentos saudáveis.

5. Quando chegar o grande dia corra no ritmo dos treinos. E é bom que não criar grandes expectativas. Você só vai pegar o jeitão da prova com a experiência no percurso.

6. O último jantar antes da meia-maratona deve ter muito carboidrato. A clássica opção por massas é uma boa escolha, mas cuidado com os acompanhamentos. Escolha molhos menos gordurosos, como o sugo, e fuja dos que são feitos à base de queijos.

7. No café da manhã do dia da competição, faça um novo reforço de carboidratos. Mas não invista em nada que não esteja acostumado. Tome o seu café da manhã normal do dia a dia, adicionando, apenas, uma porção a mais de carboidrato, como uma fatia de pão de forma, duas torradas ou meio pão francês.

8. Por ser uma prova longa, muitas vezes mais de um sachê de carboidrato em gel são necessários. Acomode-os nos cintos ou shorts de corrida e só passe a consumir após uma hora de prova. Depois disso, cada sachê deve ser ingerido ao passar 40 minutos.

9. Vale à pena combinar o consumo do carboidrato com os postos de água. O líquido facilita a absorção do gel.

10. Após a prova você estará eufórico com a conquista, mas muito cansado. Mesmo assim, é preciso realizar um lanche em, no máximo, 30 minutos. Ele vai ajudar na recuperação dos músculos.

(Fontes: Paulo Rennó, da Assessoria Esportiva Paulo Rennó, e Lenycia Nery, nutricionista diretora da Nutri4Life Consultoria em Nutrição)



Por Lygia Haydée




Sem comentários:

Enviar um comentário