quinta-feira, 26 de março de 2015

Dica da Ótica Menezes: Por que é preciso usar óculos de sol


Com os dias cada vez mais quentes de verão, você precisa tomar certos cuidados na hora dos treinos ao ar livre. E por mais que alguns corredores pensem que os óculos de sol são apenas um apetrecho na hora da corrida, eles são essenciais para manter a saúde dos seus olhos.
Nas épocas mais quentes do ano, quando os raios solares prejudiciais aos olhos são mais intensos, o uso do acessório é ainda mais indispensável, fazendo, inclusive, com que sua corrida fique mais confortável, visto que você não precisa franzir os olhos para conseguir correr debaixo do sol quente.
Mas não é apenas por isso que você deve estar com os óculos sempre no rosto. Sua saúde também é afetada (e muito!). Várias partes dos olhos são comprometidas pelos raios solares. A retina, que é a porção posterior do olho (como o filme de uma máquina fotográfica), tem sua vitalidade diminuída com a radiação ultravioleta, apressando o envelhecimento das células responsáveis pela visão. A longo prazo, isso pode prejudicar a qualidade visual de maneira irreversível.
Outra região que sofre danos com o excesso de exposição ao sol é o cristalino, parte comparável à lente de uma máquina fotográfica. Isso porque a radiação UV acelera a formação da catarata, doença que traz opacidade parcial ou total ao cristalino e que pode levar à cegueira. A superfície ocular também é afetada pelos raios de sol, que pode ocasionar câncer nos olhos.
Mas não fique pensando que, por causa desse prognóstico, você precisa ter uma relação de gato e rato com o sol, até porque ele traz benefícios: a luz solar tem papel fundamental na produção de vitamina D e também na fixação de cálcio no corpo. Para evitar os problemas e proteger os olhos basta usar óculos de sol. Eles previnem doenças oculares e mantêm a qualidade visual para o futuro, especialmente em corredores, que ficam muito tempo expostos ao sol.
Mas não adianta apostar em quaisquer óculos. Suas lentes precisam ter proteção contra os raios solares para surtir efeito. Por isso, compre o acessório sempre em lojas especializadas e, de preferência, com uma marca conhecida. Óculos escuros sem a proteção UV fazem mais mal aos olhos do que não usar nada.
(Fonte: Newton Kara José Jr., oftalmologista do Hospital Sírio-Libanês – São Paulo)
Informações: Para adquirir um bom óculos vá até a ÓTICA MENEZES:
Endereço
  • Rua Epitacio Pessoa 773 Bom Jardim.
  • Mossoró
Telefone084 9919-4321

COLABORADORES DO BLOG:

Sem comentários:

Enviar um comentário