terça-feira, 2 de junho de 2015

OS MELHORES ALIMENTOS PRÉ E PÓS-TREINO

Foto: Thinkstock.


Um dos maiores pontos fracos das pessoas que se dedicam à construção do corpo dos sonhos e planejamento físico é a alimentação. Segundo a especialista em nutrição esportiva funcional, Alessandra Scutellaro, um cardápio de qualidade pode, sem dúvidas, elevar ou estagnar os resultados desejados. “Com os alimentos certos, é possível aumentar a disposição e rendimento durante os exercícios e, assim, potencializar também de forma considerável os efeitos tencionados”, revela.
Embora o assunto seja comumente discutido, ainda há pessoas que, volta e meia, caem no erro de ingestões equivocadas para os seus objetivos. “Antes de mais nada, uma alimentação equilibrada entre os macronutrientes é fator fundamental para que as metas sejam bem sucedidas. E saber o que consumir antes e após a atividade física para promover a estabilidade perfeita é o caminho ideal para isto”, esclarece a nutricionista, que fez um apanhado dos melhores alimentos, grupos e momento correto para que sejam consumidos.

CARBOIDRATOS
As melhores fontes de energia encontram-se neste grupo. Para melhorar o rendimento e performance durante o exercício é preciso sempre fazer uso desta no pré-treino. E, os atletas ainda, precisam ingerir uma quantidade extra desse nutriente.

Pré-treino
É certo optar por um carboidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, em que o açúcar seja liberado de forma mais lenta, garantindo assim energia adequada durante toda atividade. As boas opções são: cereais integrais como aveia, pães e torradas de grãos, batata doce e aipim.

Pós-treino
Para este momento, o ideal é investir no carboidrato de alto índice glicêmico com o objetivo de repor rapidamente a energia gasta durante a atividade, recuperando também assim o glicogênio muscular. Algumas opções são:  massas ou  pães integrais, batata inglesa e frutas.

PROTEÍNAS
Presente em alimentos de origem animal (carnes/leite e derivados/ovos) e origem vegetal (quinoa/feijão/lentilha/grão de bico/soja), este importante nutriente promove um trabalho de síntese proteica, favorecendo assim a hipertrofia muscular. É necessário que este alimento seja constantemente reposto no organismo, especialmente após o treino, onde há uma perda pelo esforço da atividade.

Pré e pós-treino
Carnes magras como atum e frango em preparações grelhadas ou assadas, queijos brancos com baixo teor de gordura como ricota, cottage e mussarela de búfala, ovos e leites vegetais como de amêndoas ou soja.

LIPÍDEOS:
Mais conhecido como “as gordura do bem”, este grupo encontra-se também em certos carboidratos. E, do mesmo modo, a sua função é de gerar energia.
Os lipídeos também atuam no corpo como antioxidantes e de maneira positiva no sistema cardiovascular. É ideal distribuir na alimentação de maneira dosada e, de preferência com a orientação de um especialista, de forma personalizada, assim como todos os grupos anteriormente citados. Eles estão presentes no azeite extra virgem, peixes como salmão, sardinha e atum, abacate e as oleaginosas (castanhas/nozes/avelã/amêndoas).




COLABORADORES DO BLOG:

Sem comentários:

Enviar um comentário