terça-feira, 4 de agosto de 2015

100 km do Frio: muito além da corrida

100 km do Frio: muito além da corrida

Por Cynthia Morato
Um evento incrível, marcado pela superação de cada corredor e no qual, muito mais que o tempo de prova, o que importou, de fato, foi a conquista de cada km percorrido. Assim podemos descrever os 100 km do Frio, realizado neste sábado, 1º de agosto, pela Acorja.
No percurso deste ano, os corredores largaram de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, e venceram o tempo nublado e a chuva pelas BRs 423 e 232 até chegarem a Caruaru, também no Agreste pernambucano. Ao todo, foram inscritos atletas de seis estados do Nordeste: Pernambuco, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte, Salvador e Paraíba.
diretoria Acorja

largada

Lula_percurso

percurso

A prova se dividiu em solo, dupla e quarteto. No solo, 15 corredores completaram os 100 km. O acorjeano Inácio Santos (foto abaixo) quebrou o recorde da prova e foi o grande campeão, com pouco mais de 10h*. O vice-campeão foi Exdo Júnior; e, em terceiro, ficou Rafael Gama. Completaram o pódio (que foi até o 5º lugar) Flávio Rosal, que completou o Back to Back da prova, e José F. Neto.
inacio
A logística da prova foi impecável, começando pelo congresso técnico realizado para os participantes na noite da sexta-feira anterior aos 100 km do Frio. Na reunião, além de detalhes sobre a prova, foram repassadas, principalmente, as orientações para o trânsito a pedidos da Polícia Rodoviária Federal (PRF).


PRF

Entre as regras, estavam, por exemplo, que todos os carros de apoio deveriam estar com o adesivo fornecido com os kits da corrida e que deveriam trafegar todo o tempo com o alerta ligado. A PRF, inclusive, deu apoio durante toda a corrida, não apenas disciplinando o trânsito como também fazendo a escolta dos atletas.
Além disso, o percurso contou com sinalização horizontal e vertical ao longo do percurso demarcando os 25 km, 50 km , 75 km – para as trocas das duplas e quartetos – e os quilômetros finais da prova. Na chegada, uma mega estrutura foi montada na Faculdade Maurício de Nassau, com espaço de crioterapia para os atletas, DJs e mesa de frutas.
Placa 1

Lula_50km

crio
Porém, muito mais que a perfeição de toda a infraestrutura montada para receber os atletas que começaram a cruzar a linha de chegada por volta das 14h (a largada do solo ocorreu às 4h), o que realmente deu gosto do ver foi o rosto de cada corredor e sua expressão, que era um misto de êxtase, cansaço e vitória.
Muitos chegaram com toda a equipe junta, que foi aos quilômetros finais correr junto e dar apoio na chegada. Outros contaram os familiares como apoio no trajeto. Teve casal que correu junto, como equipe ou como apoio durante parte da corrida.

chegada

burgos2

familia2
Mas, seja qual for o caso ou a modalidade que o atleta “competiu”, ao serem recebidos pela família ou pelos amigos, a vibração era sempre enorme! A realização pessoal, idem! Afinal, se em nós que estávamos assistindo e esperando no pórtico de chegada a adrenalina estava a mil e a alegria, latente, imagine nos corredores! CONTAGIANTE! E IMPERDÍVEL!

* Os tempos oficiais da prova e os vencedores das demais categorias ainda não haviam sido divulgados oficialmente até o fechamento desta matéria.
**
Fonte: http://acaoeaventura.com.br/site/100-km-do-frio-muito-alem-da-corrida/

COLABORADORES DO BLOG:

Sem comentários:

Enviar um comentário