terça-feira, 22 de dezembro de 2015

A suavidade e os benefícios da Corrida em Trilhas

 
A conexão com a natureza é a primeira coisa que vem à mente quando se pensa em Corrida em Trilhas. Com certeza isso é algo inerente à modalidade, mas, há muito mais em questão quando se pensa nos benefícios do esporte. E existem mitos para serem derrubados, exemplo? Corrida em trilhas é para “aventureiros radicais”, ou que é mais propensa a causar lesões. Não é bem assim.

O livro “Guia Completo para Correr em Trilhas“, de Dagny Scott Barrios (Editora Gente) aborda essas questões e vai fundo para tentar convencer os leitores que a corrida em trilha é um exercício suave, e que pode trazer menos chances de lesões do que a corrida em asfalto, por conta da não repetição constante dos movimentos.

O autor, que é um dos maiores especialistas em corridas do mundo, também afirma que a Corrida em Trilha é uma das melhores formas de aumentar o condicionamento para outros esportes. A “higiene” mental proporcionada pelo contato com a natureza entra como benefício extra do esporte.

“Quanto mais variada e rigorosa a topografia da trilha, mais músculos você terá que envolver na corrida. Enquanto correr em uma rua plana pode deixar você com um desequilíbrio no desenvolvimento muscular e, surpreendentemente fraco de maneira geral, a corrida morro acima e abaixo lhe dá força equilibrada em razão do desenvolvimento dos músculos dos glúteos, dos quadríceps, do grupo flexor das coxas e dos músculos das costas. A corrida em trilhas o torna mais forte e o ajudará em qualquer outro esporte para o qual esteja treinando”, diz o autor.

Mas o autor reconhece que o apelo à corrida em trilha tem menos a ver com o desenvolvimento equilibrado da musculatura e energia mental e mais a ver com a necessidade humana de superar desafios e fazer a adrenalina subir.

Dagny Barrios também desmitifica a ideia que a corrida em trilha é voltada para super atletas ou atletas acostumados com grandes distâncias, como maratonistas ou praticantes de corrida de aventura. Na verdade, a corrida em trilha pode ser praticada na humilde trilha de bairro ou de um parque ou reservas que existem sempre próximas a qualquer grande cidade.

Correr em trilha é simples. Contudo, o Guia apresenta dicas práticas para os que querem começar na modalidade, respondendo as principais dúvidas sobre vestuário, principalmente o tênis, melhor amigo do corredor de trilhas, equipamentos, técnicas de corrida e dicas de treinamento, alimentação e hidratação.
Segundo o autor, a motivação existe em maior oferta para os corredores em trilha do que para os de rua. Para os que estão a fim de descobrir um novo esporte, a dica está dada.



 
 
COLABORADORES DO BLOG:

Sem comentários:

Enviar um comentário